Origens

O tempo por vezes age como reconversor de espaços devolutos ou em ruínas, que guardam os seus testemunhos à espera de serem resgatados. Quando convenientemente recuperados valorizam as novas visões e os novos projectos do Presente. O edifício que apresentamos soube conjugar o tempo com as suas evoluções funcionais.

Até ao actual Armazém das Artes sabemos de um conjunto de actividades exercidas neste local, com algumas histórias pitorescas, passadas numa realidade física diferente, dado que a relação do edifício com o rio Baça foi alterada com o seu encanamento na primeira metade do do século XX.

O Armazém das Artes está localizado no centro de Alcobaça, num antigo edifício com múltiplas ocupações ao longo da sua história. Aí existiu a Oficina Danada, nome curioso para uma serralharia onde se produziram os mais variados objectos, desde carroças, ferragens e até bombas para servir objectivos revolucionários durante a I.ª República. Curiosamente, uma das colecções que irá figurar no Armazém das Artes é a de máquinas e ferramentas, instrumentos de medida e de precisão que se relacionam directamente com a ocupação do espaço na transição do século XIX para o século XX.

Mais tarde, por volta dos anos 30 do século XX, este espaço, junto a uma antiga ponte sobre o Baça, foi reconvertido em armazém de vinhos, ocupação que se manteve até aos anos 80, data em que o espaço foi dividido em armazéns menores que serviram de apoio ao comércio da zona.

Em 1995 nasce o projecto que agora toma forma.

As colecções que estão na origem do Armazém das Artes, foram recolhidas ao longo dos anos, sem espírito de coleccionador, mas com a intuição de um recolector de objectos, que no caso das máquinas/ferramentas o significado antropológico foi e é primordial.

São por isso muito díspares mas representam o fascínio que o escultor desde jovem sente pela incomensorável aventura do Homem, na descoberta e na construção de objectos dos mais variados significados, destinados a resolver os problemas postos à sua sobrevivência espiritual e material.