Céus de Alcobaça

desenhos de José Paulo Ferro

16 de Jul. a 16 de Out.

Sala Mário Botas

_
Entrada: Gratuita
Exposições

Um Céu Para Alcobaça

O desenho é uma das mais importantes actividades artísticas do Homem, mesmo quando dá forma a projectos técnicos ou simples gatafunhos.

Ligam directamente a nossa mente, a nossa realidade interior, as nossas ideias, os nossos sonhos aos outros, na mais extraordinária forma de comunicação que existe entre o nosso cérebro e a nossa vontade. Tudo num ápice, de repente mesmo quando um desenho leva dias ou mesmo semanas a fazer, como é o caso dos desenhos que José Paulo Ferro expõe na Sala Mário Botas.

São desenhos que evidenciam uma mestria invulgar, desenhos que nos surpreendem pela escala que nos é proposta; a escala do céu, onde figuram não só as nuvens que nele habitam mas também o espaço que o define, na sua relação com a Terra e com o infinito que lhe dá a dimensão.

São desenhos que nos transportam para locais imaginários, de onde podemos assistir a espectáculos que a variabilidade das nuvens nos proporcionam, através das grafites que riscam com várias intensidades, as partes que constituem o todo.

Como um puzzle, constituindo paisagens quiméricas e oníricas, pacientemente agarradas à parede de suporte por finos pregos de aço.

Construções desconstruídas, no seu aspecto fragmentário, os desenhos do José Paulo Ferro mostram de forma perene a sua lúcida imaginação, não só na criatividade de tantos céus como na forma de lhes dar a escala que os caracteriza através da fragmentação dos suportes.

José Aurélio, Alcobaça, 2011


Notas Biográficas

Cardigan PBR stumptown photo booth artisan, skateboard dreamcatcher wayfarers sustainable thundercats wolf brunch. Cred four loko +1, sustainable echo park keffiyeh banh mi tattooed mlkshk. Tattooed helvetica four loko photo booth, fanny pack organic whatever ethical 8-bit banh mi craft beer Austin. Mustache banksy master cleanse, artisan bicycle rights thundercats vinyl +1. Freegan wolf fap squid irony brunch, cosby sweater salvia. PBR vinyl craft beer, jean shorts terry richardson next level whatever banh mi dreamcatcher lomo cardigan. Locavore vice 8-bit gentrify chambray keffiyeh, food truck etsy.


voltar