Esculturas

de Rui Vasquez

16 de Jul. a 16 de Out.

Mezzanine

_
Entrada: Gratuita
Exposições

Sinais

A presente exposição pretende despertar a atenção do observador para as qualidades plásticas e estéticas contidas em cada objecto tribal africano, mas limitar essa observação unicamente ao seu conteúdo artístico seria uma atitude redutora.

Estes objectos encerram em si uma memória individual muito mais abrangente.

Almas, espíritos, antepassados, mitos, iniciações, ritos agrários e propiciatórios...

Objectos catalisadores de significados históricos e comunitários regentes dos problemas das sociedades onde estão integrados.

Peças do quotidiano que exprimem a ordem, justiça e unidade regularizando a harmonia e a serenidade comunitária e do ser humano.

Perturba-me a perda ou a destruição de um objecto cultural, qualquer que seja, por se perder definitivamente e irremediavelmente essa memória.

Memória tribal cuja plástica sugestionou um grande numero de artistas ao longo do tempo como por exemplo, Gaugain ao nível da sua pintura, no expressionismo de Kirchner, em Picasso na sua actividade plástica e em Portugal é notória no trabalho do escultor Jorge Vieira... fronteira cultural e artística que percorro e cuja fusão se manifesta na minha produção escultórica.

Colecciono apaixonadamente arte e artefactos africanos, descobri-los e preserva-los forçam-me a procurar e a estudar a sua essência e a sua ancestralidade. Sou sensível às suas qualidades artísticas, assim sendo, eles participam no meu universo quotidiano.

Escultor Rui Vasquez, Cascais, 2011

 

Os Sortilégios da Terra

A Terra, 3º planeta do nosso Sistema Solar, é constituída por inúmeros materiais, dos quais destacamos um, tão importante como qualquer um dos outros também muito importantes, que também dá pelo nome terra.

Terra Mãe à qual estamos indelevelmente ligados e da qual vamos sendo senhores e carrascos, numa dependência só comparável ao ar que respiramos.

Terra / Natureza, Terra / Água, Terra / Energia, Terra / Mistério, Terra / Vida, Terra / Fogo, Terra / Barro, Terra / Amor.

Rui Vasquez é um grande senhor da Terra e da terra; ele conhece-a bem, domina e é dominado por ela. Conhece-a como matéria moldável, ciosa dos seus segredos e dos seus caprichos. Conhece também a sua capacidade de reter e mostrar o tamanho da alma que comanda os dedos que a moldam, a acariciam com amor e determinação.

As terra/cotas saídas das suas mãos são obras plenas de forma e de sentido, são sinais no tempo, de um tempo sem tempo que caracteriza a relação do homem com o 3º planeta ao longo dos tempos.

Bem-hajas caro Rui por dares tanto tempo ao tempo que a terra / barro exige de nós.

José Aurélio, Alcobaça 2011


Notas Biográficas

Cardigan PBR stumptown photo booth artisan, skateboard dreamcatcher wayfarers sustainable thundercats wolf brunch. Cred four loko +1, sustainable echo park keffiyeh banh mi tattooed mlkshk. Tattooed helvetica four loko photo booth, fanny pack organic whatever ethical 8-bit banh mi craft beer Austin. Mustache banksy master cleanse, artisan bicycle rights thundercats vinyl +1. Freegan wolf fap squid irony brunch, cosby sweater salvia. PBR vinyl craft beer, jean shorts terry richardson next level whatever banh mi dreamcatcher lomo cardigan. Locavore vice 8-bit gentrify chambray keffiyeh, food truck etsy.


voltar